Sé reforça investida no interior e abre loja em São Carlos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de agosto de 1999
Por Kelly Lima 
Ribeirão Preto (SP), 27 (AE) - Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, a Rede Sé de Supermercado vai entrar a partir de outubro em São Carlos, com sua primeira unidade no município. O investimento, que será feito apenas poucos meses depois da rede ter confirmado a aquisição das nove lojas e um hipermercado do Grupo Santo Antônio em Bauru, aponta como tendência da rede Sé sua expansão na conquista de mercado no interior de São Paulo.
Além das lojas adquiridas do Santo Antônio, a Rede Sé possui somente oito lojas no interior e 22 na capital. Segundo o secretário de Desenvolvimento de São Carlos, Guirlei Medeiros, a Rede Sé já iniciou conversação para a compra de uma segunda unidade no município.
Em São Carlos, onde não há a presença de grandes redes como Carrefour, Wal-Mart ou Makro, a principal concorrência a ser enfrentada pelo Sé, está nas sete lojas do grupo Jaú Serv.
Segundo Medeiros, no entanto, o grupo mineiro Union Service, que há um ano comprou o supermercado Jardim 7, também entrou com força junto ao consumidor local. "Desde 1994, o Plano Real acabou fortificando os pequenos e médios supermercados, já que o consumidor deixou de lado a tradição de fazer compras mensais de grande porte de uma só vez, para evitar a perda nominal do salário durante o mês com a alta inflação", analisou.
Segundo ele, esse fator deu margem para o crescimento de redes locais como o Doto, em São Carlos, e outros como Gimenes e Savegnago, em Ribeirão Preto, que concorrem no mercado com Wal-Mart, Makro e Carrefour.
"Na verdade não ocorre uma concorrência direta com esses grandes, já que esses supermercados locais ocupam espaços menores, têm um número menor de itens e ficam mais próximo dos bairros dos consumidores. Existe público para ambos os tipos de mercado", afirmou o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas) em Ribeirão Preto, Antonio Aboud.
O supermercado da Rede Sé em São Carlos, ocupará uma área de 4,2 mil metros quadrados e oferecerá ao consumidor em média 18 mil itens.


