SBT sob ameaça de multa de R$ 1 mi
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de outubro de 1998
Agência Folha 
O SBT poderá ter de pagar R$ 1 milhão de multa à Justiça por ter exibido a menina C.B.S, 10 anos, e seus pais no Programa do Ratinho de anteontem à noite. Ontem, o promotor Maurício Ribeiro Lopes fez um pedido ao juiz da Vara da Infância e da Juventude de Pinheiros, São Paulo, para que determine que a emissora deposite a quantia em juízo até o fim do processo contra o programa. Anteontem, esse juiz havia conseguido decisão judicial que impedia que C., seus pais e a advogada aparecessem no programa do SBT para falar sobre o caso da menina.
C.B.S, que mora em Israelândia, no interior de Goiás, está em São Paulo fazendo exames que devem concluir quais os riscos à sua saúde, em caso de aborto ou de continuação da gravidez. Ela foi estuprada seguidamente desde os 7 anos. Quando a gravidez é fruto de estupro, a lei brasileira garante o direito ao aborto. A viagem da menina e de sua família a São Paulo foi paga pela produção do Programa do Ratinho .
O diretor do programa, Américo Ribeiro, disse que exibiu C. com o aval do departamento jurídico da emissora e com alvará do juiz da Vara da Infância e Juventude de Osasco (Grande São Paulo). O juiz de Osasco, Renato Genzani Filho, disse que autorizou a exposição de C. desde que ela não fosse exposta a constrangimento. No programa, C. apareceu atrás de um biombo e praticamente não falou durante cerca de uma hora.
Segundo o advogado Jairo Fonseca, que participou da elaboração do Estatuto, a decisão do juiz de Pinheiros tem primazia sobre a do de Osasco. A primeira é específica para o caso de C., enquanto a segunda é um alvará para exibição de outras crianças além dela. Para o diretor do Programa do Ratinho , o Estatuto não foi violado. Estamos fazendo a mesma coisa que toda a imprensa. Por que acham que temos de ser diferentes?.
A equipe da Comissão de Abortamento Legal do PAS Jabaquara vai decidir hoje à tarde se a menor C.B.S., de 10 anos, realizará o aborto. O resultado, que estava previsto para sair ontem, só não foi apresentado porque ainda faltavam os resultados dos exames laboratoriais.


