Londrina – A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) promete adquirir e distribuir na próxima semana o medicamento Palivizumabe, essencial para prevenir infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês prematuros, com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica. A promessa era que as doses estariam à disposição no dia 30 de abril. Cada dose do medicamento custa, no mercado, R$ 5,8 mil.
Segundo a Sesa, a distribuição do Palivizumabe é de responsabilidade do governo federal, mas o Paraná vai disponibilizar a medicação enquanto aguarda o recebimento do lote que tem direito junto ao Ministério da Saúde (MS). "A promessa era recebermos até o dia 22, depois passou para o dia 30 e não temos uma nova previsão de quando as nossas doses vão chegar. Diante disso, o Estado vai suprir esta demanda comprando o medicamento até a próxima semana", garantiu Teresinha Sanchez, diretora da 17ª Regional de Saúde.
Na tarde de ontem, algumas famílias foram até a Regional na esperança de encontrar o medicamento disponível. Sabrina Comar é mãe do pequeno Thiago, de apenas 4 meses, que nasceu prematuro e é pneumopata. Após procurar a Regional e não conseguir o fornecimento da medicação, entrou com uma ação na Justiça Federal e conseguiu uma liminar no dia 18. "A Justiça determinou que a primeira dose do medicamento fosse fornecida até o dia 30 e que o Estado e a União eram solidárias na ação, ou seja, que os dois eram obrigados a liberar a medicação, sob multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento, mas até agora não consegui retirar", explicou Sabrina.
O Palivizumabe precisa ser ministrado em cinco doses entre os meses de abril e agosto, período mais frio do ano e mais suscetível para a disseminação do VSR, que pode ser fatal em crianças com a saúde frágil. "O meu filho já foi infectado pelo vírus e desenvolveu bronquiolite, sofreu três paradas respiratórias e quase morreu. Felizmente ele se recuperou, mas se não for imunizado e infectado novamente pode não resistir", relatou a mãe.
Drama parecido vive a dona de casa Pollyanna Piantavini, de 29 anos. A filha Bianca nasceu prematura de 31 semanas há 50 dias, com problemas respiratórios e pesando apenas um quilo. Ficou 49 dias internada. A família conseguiu uma liminar na Justiça Federal determinando que a primeira dose do remédio seja liberada até a próxima quinta-feira. "Do jeito que as coisas estão é difícil acreditar que eu terei o medicamento. Vivemos uma situação dramática e angustiante. Ter um filho prematuro já não é fácil e ainda temos que travar essa batalha pelo medicamento, que é um direito", frisou Pollyanna.
De acordo com a 17ª Regional, são 38 bebês cadastrados na região que necessitam do medicamento. "Assim que os medicamentos chegarem, faremos a distribuição imediatamente", prometeu a diretora da 17ª. A Sesa informou que instituiu oito polos de aplicação do Palivizumabe. Em Londrina vai funcionar no Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar), que atenderá também as regionais de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Apucarana e Ivaiporã.

mockup