Saúde é um caminho natural para felicidade
Há anos atendendo pessoas que o procuram para curar dores estomacais causadas por estresse, angústias e ansiedades, o gastroenterologista Roberto Menoli diz que, apesar de não existir receita para a felicidade, ela pode acontecer de forma muito mais natural quando há saúde.
''É inegável que é uma verdade. Quanto mais saudável, mais se pode ser feliz. No que tange ao sistema digestório, sabemos que nossos órgãos são alvos de numerosos 'ataques'. Algumas orientações passadas aos pacientes são absolutamente inexequíveis como: comer em intervalos regulares, praticar exercícios físicos, mas de que adianta falar isto para quem trabalha das 8 horas às 18 horas, almoça correndo, sai do trabalho e vai para a faculdade?'', questiona.
Segundo o médico, há dois fatores que comprovadamente têm efeito benéfico sobre a saúde e a longevidade: atividade física e alimentação saudável. Mas, a experiência profissional aponta a excessiva medicação espontânea da população é outro problema a ser enfrentado. ''É grande o número de pessoas que me procuram para tratar males que nada mais são que efeitos colaterais de medicamentos para tratar outras afecções'', comenta.
Menoli conclui: ''Diz a sabedoria popular que a diferença entre o remédio e o veneno é só a dose. Neste caso, quanto menos medicamentos, melhor, ainda mais quando se trata de auto-medicação''.(F.B.)





