Saúde apela aos pais para 'duas gotinhas' de atenção
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de junho de 2006
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Com o slogan ''O seu Filho Quer Duas Gotinhas da sua Atenção'', acontece hoje a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Apesar do Brasil não registrar mais nenhum caso da doença desde 1987, o Ministério da Saúde avisa que todas as crianças entre zero e quatro anos de idade devem ser imunizadas. A poliomielite não está erradicada em todo mundo e sem uma grande cobertura vacinal o vírus poderia ser reintroduzido no País.
Nessa primeira etapa, a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 17 milhões de crianças de zero a cinco anos. A recomendação é que cada estado atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios. No Paraná, a Secretaria de Saúde quer atingir 100% da população nessa faixa etária, o que equivale a 911,6 mil crianças. Para isso, serão disponibilizadas 1,6 milhão de doses de vacinas em 8 mil postos de saúde, que estarão funcionando em todo Estado.
Em Curitiba, o público-alvo é de 136 mil crianças nessa faixa etária, e em Londrina, 39.383 crianças. Um total de 290 postos de vacinação estarão abertos na Capital e 123 em Londrina, o que inclui unidades de saúde, escolas, creches, igrejas, praças, associações de moradores, unidades volantes e supermercados. O horário de atendimento da campanha será das 8h às 18h.
Em todo Brasil, 340 mil profissionais de saúde e voluntários foram destacados para trabalhar em 117 mil postos de vacinação em todo País. Para isso, o ministério comprou 26,6 milhões de doses da vacina e disponibilizou 43 mil automóveis, 588 embarcações e quatro aviões para transporte das equipes, principalmente em áreas de difícil acesso, como a Amazônia.
A vacinação é realizada em duas etapas, a primeira neste mês de junho. A segunda já está programada para 26 de agosto. A campanha é dividida para que haja oportunidade para os três vírus causadores da poliomielite, e que fazem parte da composição da vacina, sejam implantados no organismo e produzam anticorpos, imunizando as crianças.
Essa será a 26 campanha contra a poliomelite no Brasil e o 17º ano sem a doença no País. No Brasil, o último caso de poliomielite aconteceu em 1989. No Paraná esse índice é mais antigo: o último caso registrado ocorreu em 1986.


