São Paulo, 05 (AE) - O governo paulista confirmou a realização, amanhã, às 14h30, da audiência pública para apresentar informações sobre as empresas de geração da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e dados sobre as condições de privatização das companhias, no auditório da Bolsa de Valores de São Paulo. Estarão presentes o vice-governador Geraldo Alckmin, o secretário de Energia, Mauro Arce, e o presidente da Cesp, Guilherme Cirne de Toledo, além de diretores e técnicos das companhias de geração. As três geradoras da Cesp, que passou por divisão em março, serão leiloadas entre maio e junho.
No dia 27 de maio será leiloada a Companhia de Geração de Energia Elétrica (Cesp), que manteve o nome da estatal e inclui as usinas do Rio Paraná (Ilha Solteira, Jupiá, Três Irmãos, Porto Primavera, Jaguari e Paraibuna), com potência instalada de 7.376,7 megawatts. No dia 9 de junho, será a Companhia de Geração de Energia Elétrica Paranapanema (Rosana, Taquaruçu, Capivari, Canoas 1 e 2, Salto Grande, Chavantes e Jurumirim), com 2.200,6 MW.
E no dia 16 de junho, a Companhia de Geração Energia Elétrica Tietê (água Vermelha, Nova Avanhandava, Promissão, Ibitinga, Bariri, Bara Bonita, Mogi Guaçu e as três usinas do Pardo, Caconde, Limoeiro e Euclides da Cunha), com potência instalada de 2.590,1 MW.
A privatização está sendo conduzida pelo Programa Estadual de Desestatização (PED), criado em 1995 pelo governador Mário Covas. A companhia de transmissão de energia elétrica ficará sob controle acionário do governo estadual. As atividades de transmissão, hoje controladas pela Cesp, ficarão com a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, a ser criada, que não será privatizada.
A elaboração dos laudos técnicos e de avaliação das parcelas do patrimônio que ficarão com cada uma das companhias está sob responsabilidades da Arthur Andersen. A formalização da divisão será submetida à aprovação dos acionistas em assembléia prevista para 31 de março. A Cesp teve lucro líquido de R$ 861 milhões no exercício de 1998.

mockup