São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste domingo (12) o primeiro caso importado da variante ômicron do novo coronavírus no interior. A infectada é uma mulher de 40 anos, moradora de Limeira (a 148 km da capital), e que viajou para a África do Sul e para a França em novembro.

Imagem ilustrativa da imagem São Paulo confirma quinto caso da variante ômicron
| Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Folhapress

Segundo a secretaria, a mulher tem esquema vacinal completo e relatou sintomas leves, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal. "Está sob monitoramento da Vigilância Municipal de Limeira e em isolamento domiciliar, sem contato com o marido e o filho, que já tiveram resultado negativo para exame de PCR", diz a secretaria.

O diagnóstico positivo para Covid-19 saiu no dia 3 de dezembro e a amostra foi submetida a sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz. É o quinto caso de ômicron confirmado no Estado de São Paulo. Todos os pacientes infectados tinham vacinação completa e apresentaram sintomas leves ou ficaram assintomáticos.

O quarto caso da variante ômicron foi confirmado no sábado (11). O infectado é um homem de 67 anos, morador da capital, que não viajou para o exterior, ao contrário dos outros casos.

Segundo o governo de São Paulo, João Doria (PSDB), os casos são acompanhados individualmente pelas equipes municipais de saúde e, em caso de agravamento, monitorados pela vigilância estadual.

A penúltima confirmação importada ocorreu no dia 1° e refere-se a um homem de 29 anos, testado ao desembarcar no Brasil no aeroporto de Guarulhos, cidade onde seguiu monitorado pela Vigilância municipal.

Os outros dois são um casal de missionários, um homem de 41 anos e uma mulher de 37. Eles desembarcaram em Guarulhos, no último dia 23, vindo da África do Sul. Ambos foram a um laboratório do terminal do aeroporto e testaram positivo para a Covid.

Segundo o governo de São Paulo, os cinco casos de ômicron identificados no Estado até o momento mostram que a manifestação branda da Covid-19 pode estar associada ao fato de que todos haviam concluído o esquema vacinal.