.
. | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Corpus Christi é celebrado com carreata e doação de alimentos

Pelo segundo ano consecutivo, Santuário de Nossa Senhora Aparecida deixou de realizar a tradicional procissão;

Devido à pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo o Santuário de Nossa Senhora Aparecida não realizará a tradicional procissão de Corpus Christi. O evento foi substituído por uma carreata com a bênção do Santíssimo Sacramento. Os carros saíram às 10 horas da paróquia localizada na Vila Nova e percorreram diversas ruas do bairro num percurso que deve durar aproximadamente uma hora.

“Após a carreata, a benção final foi programada para acontecer em frente à igreja com todos os participantes dentro de seus carros. Estamos tomando todos esses cuidados para evitar aglomerações e garantir que todos estejam protegidos durante a pandemia”, destaca o padre Laytons dos Santos.

Segundo ele, a carreata foi adotada para atender os fiéis que todos os anos aguardam a benção de Corpus Christi. “É uma data muito esperada por todos os católicos pois trata-se do único dia em que o Santíssimo Sacramento da Eucaristia sai da igreja para abençoar a todos. É por isso que tradicionalmente as pessoas produzem tapetes com símbolos litúrgicos para que a passagem das procissões que levam esse elemento tão sagrado para todos nós”, ressalta ao lembrar como surgiu a celebração desta data.

Padre Layrton comenta que o Corpus Chisti surgiu no século XIII, quando um padre alemão que celebrava uma missa numa cidade italiana próxima de Roma testemunhou um milagre. Esse padre duvidava que Deus se fazia presente durante a benção da eucaristia e no momento em que ergueu a hóstia para abençoá-la percebeu que havia sangue escorrendo dela e respingando no chão. O padre levou o caso até o Papa Urbano IV que após determinar que o fenômeno fosse investigado constatou que realmente tratava-se de um milagre. Isso aconteceu 1263 e desde então os católicos celebram esta data”, detalha.

Sensível ao momento pandêmico e às dificuldades pelas quais o povo está passando, o Santuário está arrecadando doações de cobertores e roupas, que serão doados a pessoas e famílias necessitadas e em situação de vulnerabilidade. “Realizamos essa campanha o ano inteiro, mas estamos reforçando o pedido de doações neste período de pandemia, quando tantas pessoas estão desempregadas e precisando de ajuda”, enfatiza o Padre Layrton. As doações podem ser levadas a qualquer momento na igreja e, também, no dia de Corpus Christi.

Catedral pede doação de roupas e alimentos

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Nossa Senhora Aparecida promove carreata em Londrina
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

A Catedral de Londrina celebrou o feriado de Corpus Christi com uma missa que foi ministrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz, às 10h30. A igreja também está solicitando doação de roupas e alimentos que ficarão expostos ao longo do dia na escadaria da paróquia.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1