Santana, Pirapora e Itu preparam tapetes e esperam turistas no Corpus Christi
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de maio de 1999
Por José Maria Tomazela 
Santana do Parnaíba, SP, 01 (AE) - As cidades de Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, e Itu, na região de Sorocaba, com tradição no turismo religioso, preparam tapetes coloridos para receber os turistas que passarão o feriado prolongado de Corpus Christi no interior do Estado. Em Santana, a 45 quilômetros de São Paulo, mais de 50 caminhões de serragem foram preparados para a confecção do que os organizadores garantem será o maior tapete artesanal do Estado.
Três quilômetros de ruas do centro histórico serão interditadas amanhã (02) à noite para a confecção dos tapetes. Serão feitos cerca de 150 quadros de três metros de largura por 4 de comprimento, formando figuras relacionadas à festa religiosa. O tema deste ano será "O Amor do Pai". Além dos quadros, serão montadas passarelas com flores, serragem e materiais recicláveis. Mais de mil pessoas cadastraram-se para ajudar a enfeitar as ruas.
No dia 03 haverá missa às 15h30 na Igreja Matriz e procissão, na qual um padre levará o ostensório com a hóstia consagrada, representando o Corpo de Cristo. Além dos restaurantes, lanchonetes e sorveterias haverá a feira de artesanato e comidas típicas para atender aos 30 mil visitantes esperados. Muitos moradores vão enfeitar as fachadas de suas casas com tapetes bordados e vasos de flores para a passagem da procissão. A tradição começou na década de 60, quando os padres pediam para os fiéis lançarem flores sobre o caminho da procissão.
Em Pirapora do Bom Jesus, a 60 quilômetros de São Paulo, serão enfeitados dois quilômetros de ruas do centro. O trabalho começa amanhã (02) à noite e tem o apoio da prefeitura, que fornecerá os oito caminhões de serragem. "Os moradores se unem para a confecção dos tapetes, num trabalho artesanal e de fé que já se tornou atração turística", conta a diretora de Cultura, Marinez Miranda. Serão enfeitadas as ruas do entorno do Santuário do Bom Jesus. O comércio espera pelo menos 20 mil turistas. Barqueiros oferecerão passeios pelo Rio Tietê. Além de toalhas e mantos bordados, os moradores exibem em suas janelas imagens de santos durante a passagem da procissão, no fim da tarde. A ornamentação das ruas acontece desde 1977.
Em Itu, a 100 quilômetros de São Paulo, serão enfeitados 1.200 metros de ruas no centro histórico. "Preparamos 800 sacos de material", contou o ituano Alcides Scaletti, que há 32 anos coordena o trabalho nas ruas. Segundo ele, pelo menos mil pessoas estarão ajudando a fazer os quadros e desenhos, a partir da madrugada desta terça-feira. A procissão sai às 16 horas da Igreja de Nossa Senhora da Candelária e todo o trajeto, sobre os tapetes, será sonorizado. "Estamos esperando de 20 a 25 mil pessoas", disse Scaletti.
O Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV há 750 anos. A tradição de enfeitar as ruas nasceu na Europa, entre a Alemanha e a áustria, onde é primavera nessa época do ano e os moradores espalham flores pelas ruas. Um padre alemão trouxe o costume para a cidade de Matão, interior de São Paulo, há 55 anos, mas, na falta de flores, passaram a ser utilizados materiais como serragem colorida, pó de café, tampinhas e grãos.


