A Secretaria de Saúde de Santa Fé (47 quilômetros a norte de Maringá) confirmou ontem, a existência de uma epidemia de dengue no município, que tem cerca de 9 mil habitantes. Desde o início do ano, 10 casos foram confirmados da doença e há 100 suspeitos. A secretária de Saúde do município, Ilda Lucre Pavan, que contraiu a doença este ano, está pedindo ajuda ao Estado para o controle da epidemia. O marido da secretária, o prefeito Anésio Pavan (PSDB) e o filho do casal, Lúcio Pavan, também estão com os sintomas da doença.
Ilda Pavan diz que a prefeitura está com dificuldades para repor o estoque de medicamentos e materiais usados, onde a maioria das vítimas da dengue procura atendimento.
A Prefeitura de Santa Fé começa na próxima semana a multar os moradores que mantêm nos quintais garrafas, latas, vidros e todo tipo de utensílio que favoreça a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A multa será de R$ 50,00 e está amparada em lei municipal. Na semana passada, funcionários da prefeitura fizeram um arrastão na cidade, limpando os quintais das residências. ‘‘O problema são os vasos de flores, por isso estamos pedindo a colaboração dos moradores para que não deixem água parada’’, disse Ilda.
O posto de saúde do município, segundo a secretária, atende em média 15 pessoas por dia com sintomas da doença.