RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Após adotar medidas restritivas para o combate ao novo coronavírus, o estado de Santa Catarina já planeja a retomada de algumas atividades econômicas.

A partir de quarta-feira (1°), ficam autorizados totalmente os serviços autônomos, domésticos e aqueles prestados por profissionais liberais.

Também foram liberadas parcialmente a partir desta data as academias, os shoppings, bares, restaurantes e comércio em geral, desde que respeitadas algumas determinações.

Entre elas, a limitação da entrada de pessoas em 50% da capacidade do local e o respeito à distância mínima de 1,5m entre os presentes.

Também poderão ser retomadas parcialmente as atividades do setor hoteleiro, da construção civil, os escritórios de prestação de serviços, os centros de distribuição e depósitos.

O governo determina que seja priorizado o afastamento, sem prejuízo de salário, de empregados pertencentes ao grupo de risco e o trabalho remoto para setores administrativos.

A partir de segunda (30), está liberado o funcionamento das agências bancárias, lotéricas e cooperativas de crédito somente para pessoas que precisem de serviços bancários presenciais.

Continua suspensa pelo prazo de sete dias, a partir de quarta, a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal.

Também continua proibida a circulação e o ingresso em Santa Catarina de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado.