Dorico da SilvaFahd Haddad, durante apresentação do Vital Saúde: ‘‘Filantropia será mantida’’A Irmandade Santa Casa de Londrina, em parceria com a Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) e a Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Estado do Paraná (Femipa), lançou ontem em Londrina o seguro de saúde Vital Saúde - administrado pela Porto Seguro - para cobertura nacional nas maiores das Santas Casas e hospitais filantrópicos.
O produto é apontado como o primeiro seguro de saúde do Brasil já adequado à proposta do texto de uma nova legislação do setor (leia ao lado), que determina maior abrangência em coberturas e que será votado em 1998. Entre os exemplos estão as doenças infecto-contagiosas - inclusive Aids - próteses internas, diálises e hemodiálises em casos agudos e cirurgias cardíacas. O plano não impõe limite de dias para internações em UTI nem limite de idade para os clientes. E não prevê cobrança de material descartável.
AlternativaSegundo o presidente da Femipa, Carlos Alberto Grolli, o Vital Saúde foi concebido para ser uma alternativa de receita às Santas Casas. Isso vai proporcionar, aponta Grolli, um preço mais competitivo no mercado brasileiro de seguros de saúde. ‘‘Hoje nós temos 40 milhões de usuários potenciais. Desse total, as Santas Casas atendem somente 2%’, explica.
O preço médio por pessoa será de R$ 50,00 por mês. O superintendente da Santa Casa em Londrina, Fahd Haddad, diz que a nova prestação de serviços não vai interferir no atendimento dos pacientes do SUS. ‘‘A finalidade é manter a filantropia dos hospitais.’ O gerente da sucursal da Porto Seguros no Paraná, Paulo Jocelyto Moll, afirma que há no Estado são 28 hospitais que estão em fase de credenciamento ao novo plano - Londrina foi a sétima cidade.

mockup