Tudo novinho em folha. Do chão ao teto e com equipamentos de primeira geração, as instalações do Pronto Atendimento da Santa Casa já podem receber a população. Durante o cerimonial de apresentação, o superintendente da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina), Fahd Haddad, referiu-se ao momento como a "concretização de um sonho". O serviço começa a funcionar nesta terça-feira (31).

O novo Pronto Atendimento, com entrada pela rua Espírito Santo, irá oferecer aos pacientes uma infraestrutura totalmente nova, mais ampla e completa. São aproximadamente 1.000 m² de área construída com 11 consultórios, 13 leitos de observação, área de diagnóstico exclusiva e toda a estrutura necessária para a segurança na assistência e conforto do paciente.

Durante o evento, foi anunciado o início das obras de modernização do CET (Centro de Emergência e Trauma), que vai possibilitar a redução da superlotação do setor. A reforma do CET abrange uma área de 2.102 m² e conta com o apoio de R$ 3,3 milhões do governo do Paraná. O prazo para conclusão é de 300 dias, de acordo com a JAP Engenharia, vencedora da licitação.

Na solenidade, estiveram presentes o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o secretário de Saúde, Felippe Machado, o deputado Tercílio Turini (PSD) e o presidente da Unimed de Londrina, Celso Fernandes Júnior.

A entrega do novo Pronto Atendimento representa mais uma etapa do bloco de ampliação da Santa Casa, que já tem o Centro Cirúrgico, uma unidade de internação, a recepção e serviços de apoio em funcionamento. Ao final das obras do CET e unidades de apoio, Londrina terá uma instituição praticamente 100% remodelada e modernizada para mais segurança e conforto às equipes e pacientes.

O Pronto Atendimento será voltado ao atendimento aos casos de menor complexidade a convênios e particulares. Os casos de menor complexidade do SUS são atendidos, seguindo a referenciação, em hospitais secundários, UPAs e unidades básicas de saúde. Isso significa que esses casos mais simples são encaminhados entre os serviços, de acordo com a gravidade: da assistência básica UBS e UPAs ao serviços secundários (hospitais de média complexidade) e ou serviços terciários (hospitais de alta complexidade).

Já o CET segue com atendimento às urgências e emergências - aqueles casos que apresentam risco de morte. O CET é um serviço referenciado dentro do sistema de saúde SUS de Londrina e recebe, principalmente, pacientes encaminhados por serviços como Siate e Samu.

A abertura do novo Pronto Atendimento faz parte da logística interna necessária para iniciar as reformas do CET, sem interrupção no atendimento às emergências. É que, durante as reformas, o atendimento de emergência será transferido para o espaço do antigo pronto atendimento.

De acordo com Haddad, a reestruturação física do CET é “necessária e urgente” para reduzir a superlotação comum no setor. As reformas incluem uma unidade de internação e áreas de retaguarda, que serão readequadas às normas técnicas da saúde. Com a conclusão dessas obras, toda área de urgência e emergência, incluindo serviço de diagnóstico, estará interligada internamente no hospital, facilitando os fluxos e agilizando a assistência ao paciente.

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