A Sanepar recomenda o uso racional da água em municípios do Norte Pioneiro do Paraná. A falta de chuvas nos últimos meses tem reduzido a vazão de rios e poços de abastecimento. De acordo com a Sanepar, no Norte Pioneiro, os municípios que estão em situação mais crítica são Ibaiti, Siqueira Campos, Leópolis e Congonhas. No entanto, ainda não há risco de rodízio nesses locais. Em Londrina e região, o abastecimento está normal.

.
. | Foto: Reprodução/Sanepar

Já em Cascavel, localizada no Oeste do estado, foi implantado o rodízio. A Sanepar registrou redução de aproximadamente 25% a produção de água tratada da cidade. Além disso, as altas temperaturas causaram aumento no consumo de água em 20% acima da média, conforme a Sanepar. A cidade foi dividida em sete setores que farão o rodízio de abastecimento para que a água tratada consiga atender todas as regiões.

A recomendação é que a água seja utilizada na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que o abastecimento esteja normalizado.