Samu deixa de atender no Terminal Urbano
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Danilo Marconi<br> Equipe Bonde 
Londrina - O Samu deixou a base avançada no Terminal Urbano. A ambulância não é vista no local há quase uma semana. ''Desde domingo eles não mandam viatura para cá'', revelou o chefe da segurança do Terminal Urbano, Dejalma dos Santos.
Ontem à tarde, o Siate teve que atender duas mulheres que caíram no interior do ônibus da linha 213 (Shopping Catuaí) em acidente registrado no interior do Terminal. Uma mulher de 42 anos teve luxações no braço e ombro e foi internada em hospital de referência.
O coordenador do Samu, Sergio Canavese, justificou o baixo número de atendimentos no Terminal Urbano para a retirada da ambulância do local. ''Atendemos 230 ocorrências por dia na cidade. Para eu dar vazão, dependo de todas as ambulâncias. Fizemos um estudo e a ambulância do Terminal fazia, em média, três atendimentos por dia. Não justificava manter esse veiculo'', explicou o médico. O Samu conta com duas ambulâncias avançadas e quatro básicas. Ainda há um veículo em Cambé e outro em Ibiporã.
A falta de uma ambulância no interior do Terminal Urbano contraria determinação do Ministério Público de Londrina. Para o promotor Miguel Sogaiar, o município está incorrendo em irregularidade. ''Temos que saber o que aconteceu. O compromisso é claro e eles estão desrespeitando'', afirmou. Uma ação civil pública não está descartada.
Em maio, o município assinou uma termo de ajustamento de conduta com as promotorias de Saúde Pública e Defesa do Consumidor depois que uma mulher morreu no interior do Terminal sem atendimento médico. A vítima de 58 anos passou mal dentro de um ônibus. Depois de uma hora agonizando, familiares transportaram a vítima por conta própria para uma hospital, mas foi tarde demais.


