Sakura Alimentos inaugura fábrica e dobra produção
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de abril de 1999
Por Rosangela Capozoli 
São Paulo, 7 (AE)- A Sakura-Nakaya Alimentos, líder no mercado brasileiro de molho de soja, com 80% de participação, inaugura em junho a unidade industrial, em Ouvidor, Goiás. A produção de 8 milhões de litros de molho/ano e mais 500 toneladas de missô - massa de soja utilizada para fazer sopa - fabricadas no ano passado, deverá dobrar quando a nova fábrica começar a operar. Nesta empreitada foram investidos US$ 16 milhões.
A intenção da empresa não é aumentar a produção apenas para o mercado interno, mas intensificar as exportações para o Mercosul. "As negociações com os novos distribuidores já foram fechadas e as vendas externas, que hoje respondem por 3% da produção, serão duplicadas já no segundo semestre e seguirão a tendência de crescimento nos anos seguintes", afirma o presidente da empresa, Henrique Antonio.
Dono de 80% do mercado de molho de soja e com um faturamento de US$ 40 milhões obtido no ano passado, o que significou um crescimento da receita da ordem de 25%, a Sakura quer manter a liderança e engordar ainda mais seu faturamento. Acaba de lançar o Sakura Premium - rótulo vermelho - o "top" da linha. O novo produto é indicado para mesa, tempero de saladas, sushis e sashimis, e também no preparo de pratos sofisticados à base de carnes vermelhas, legumes e vegetais.
Fundada em 1940, em São Paulo, a empresa até a década de 80 se restringia ao preparao de receitas orientais. Atualmente, explica Sérgio Clemente, assistente de marketing, está presente na mesa do consumidor brasileiro como item básico de tempero de saladas, e na cozinha, para o preparo dos mais diversos pratos à base de legumes, carnes e peixes adaptados às diversas culinárias de diferentes origens.
Com cerca de 150 funcionários diretos em três unidades, São Paulo, Boituva e Presidente Prudente, a empresa opera com outras três divisões além do molho: Missô (massa de soja e arroz); a Kenko (de molhos apimentados e conservas); e Daiti, de saquê nacional e importado dos Estados Unidos. O mais recente lançamento da Sakura é o Top Passion, néctar com pedaço de frutas pronto para beber nos sabores uva, maçã e pêra.


