Saci 2 pode ser lançado antes do dia 14
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de novembro de 1999
Por Julio Ottoboni, especial para a AE 
São José dos Campos, SP, 29 (AE) - O Satélite de Aplicações Científicas-2 (Saci-2) poderá ser lançado antes do prazo previsto, 14 de dezembro. O atraso na chegada do equipamento à Base de Lançamento de Alcântara (MA) fez que os técnicos e engenheiros antecipassem vários testes no foguete e nos sistemas de lançamento. O Comando da Aeronáutica informou que provavelmente o satélite será colocado na coifa do Veículo Lançador de Satélites (VLS) ainda nesta semana.
Os preparativos finais para o lançamento do segundo satélite científico brasileiro entraram hoje em sua fase decisiva. O Saci-2 passará ainda por alguns testes na base de Alcântara, antes de ser integrado ao lançador. O equipamento produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) embarcou para o norte do País ontem(28).
Acompanharam o Saci-2, a bordo de um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), 52 técnicos e engenheiros do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e 12 especialistas do Inpe. Na base de Alcântara há outros 50 profissionais do CTA conferindo os últimos detalhes para o lançamento. O VLS se encontra na torre de lançamento desde o final de setembro, quando vinha sendo preparado para ser disparado . A primeira data estabelecida no cronograma da missão espacial era para meados de outubro, mas uma sucessão de falhas no Saci-2 acabou adiando a operação de lançamento.


