RUTH BOLOGNESE
Pra comemorar
Indústria do Paraná cresce 8,1% em cinco meses e tem segundo melhor índice do País, segundo o IBGE.
É boa notícia? É. Mas não tem nada a ver com este governo. O motor do Paraná prossegue em ponto morto.
Plano Safra
E na linha desenvolvimentista-operante do PT, o ministro do Desenvolvimento Agrário, o paranaense Guilherme Cassel, lança aqui, amanhã, o Plano Safra da Agricultura Familiar, que vai dar R$1,3 bilhão de recursos para mais de 200 mil pequenos agricultores locais.
Presença esperada
Como perguntaria o rei Roberto Carlos, será que meu amigo Reinhold Stephanes, o ministro da Agricultura, vira para o lançamento da Safra dos Mais Pobres?
Afinal, recurso federal, mesmo quando é espremidinho como esmola pra Santa Terezinha, continua sendo money.
Só no Brasil
Tem uma campanha pela Internet para evitar que o Ministério da Educação desative a Biblioteca Digital, que se pode acessar pelo site: www.dominiopublico.gov.br.Por falta de uso.
Outros interesses
A campanha, na melhor das intenções, pede que todo mundo comece a acessar o site para manter a Biblioteca Digital aberta. Tem tudo pra dar com os burros n'água.
O povo da Internet tá ligado mesmo nas chanchadas do ''Kibe Loco'' e nos amassos da Danielle Cicarelli e não tem o menor interesse em Machado de Assis ou Eça de Queiroz.
Pior, este povo nem sabe o que quer dizer ôchanchadas" e menos ainda quem é Machado ou Eça.
É a vida.
Linha mais ou menos Verde
Virou monóxido de carbono o sonho do prefeito Beto Richa de colocar apenas ônibus com 100% de biodiesel rodando na linha Verde, o mais novo eixo de integração de Curitiba.
As montadoras de ônibus informaram à comissão da prefeitura que cuida do assunto que, pela tecnologia disponível hoje no mercado, só existe ônibus rodando com 2% de biodiesel. E olha lá.
Muito farol
O que comprova que nesta área de novas tecnologias para a tal de sustentabilidade ambiental é quase tudo de boca pra fora.
Devagar, quase parando
Do prefeito Beto Richa, passando pelos vereadores na Câmara e seguindo até o Sindicato das Empresas de ônibus (que levou 8 meses para receber resposta de um ofício), todo mundo está reclamando da URBS, a poderosa gestora do transporte coletivo na Capital.
Assim não dá! Assim não pode!
Cidade sem trincheiras
A familia Tacla, de tradição nos setor, está construindo um shopping que é um mamute em Curitiba, mais precisamente na avenida Kennedy.
Em contrapartida, a Prefeitura exigiu uma passagem subterrânea (trincheira) na mesma avenida para não piorar o trânsito, que já virou um inferno com a obra.
História compromete
Se o critério lernista para construção de trincheiras próximas a shoppings ainda valer, o pessoal da Avenida Kennedy pode ir tirando os cavalinhos da chuva.
O Shopping Muller já fez 20 anos e até hoje a trincheira que poderia melhorar o tráfego na avenida Barão do Cerro Azul não foi construída.
Outra trincheira
A única passagem construída pelo Shopping foi uma passarela. Mas na rua de cima, para facilitar a ligação com os cinemas, sem nada a ter com a melhoria do tráfego.
Vai ver que o arquiteto e então prefeito, Jaime Lerner, entendeu errado o nome da rua e confundiu trincheira com passarela quando se entendeu com Salomão Soifer sobre a construção do Muller.
Latim na Catedral
Na Catedral de Curitiba, o padre Pedro Wilson antecipou-se à decisão de Bento XVI, de reavivar o latim nas liturgias católicas. Lançou um curso de Latim e outro de Canto Gregoriano, a música oficial da Igreja.
O público-cliente é de leigos. Resta saber agora se os padres vão começar a
estudar o latim também.
Daltônicas
De fé e aconchego
Ao falar sobre a morte da mãe, aos 91 anos, a filha se conforma. Ela morreu em casa, ao lado dos 4 filhos e dos netos. E, na última hora, recebeu a inesperada visita de uma amiga para rezar o terço.
Os filhos, todos ateus convictos, têm certeza que a mãe, católica fervorosa, apelou a Deus para não rezar sozinha antes de morrer.





