RUTH BOLOGNESE
Procurando tu
Você aí que está ralando pra passar num concurso público, vive de aposentadoria ou procura emprego, morra de inveja. Sabe qual é o salário de um procurador da Assembléia Legislativa do Paraná? Varia entre R$ 14 mil e R$ 18 mil.
E sabe qual é a função (real) de um procurador da Assembléia? A grande maioria passa o dia cantando aquele xaxado famoso: ''procurando tu, procurando tu, procurando tu...''
Lista de ilustres
Ser procurador da Assembléia Legislativa é fazer parte de uma lista de nomes ilustres e conhecidos no Paraná. Tem de tudo: de ex-deputado a jornalista. E o número total dos que ocupam tal função é mais variável do que opinião de político. Vai de 72 a 85 e chega até 140 privilegiados.
Bacharéis e fantasmas
A única certeza é que nove deles não têm sequer a inscrição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seja, não podem nem assinar um mísero parecer sobre o penteado do deputado Nelson Justus (PFL). E uma boa parte é simplesmente funcionário-fantasma que ao ouvir a palavra ''trabalho'' faz ''buuuuuuuu'' e some.
Como chegar lá
Os procuradores da Assembléia chegaram lá porque eram antigos funcionários ou protegidos de políticos ou as duas coisas. Concurso, nunca foi feito. Se a lista de nomes, mesmo incompleta, for enviada para esta coluna, conforme promessa de fonte fidedigna, será publicada. O que vai faltar é espaço...
Foi a pé mesmo
O senador Osmar Dias (PDT) esclarece que: mostrou sim o bumbum em plena luz do dia em Bandeirantes, quando tinha 17 anos, mas não foi na janela de um Jeep e sim andando pela rua, num arroubo juvenil próprio da idade. E que nunca pintou o cabelo, mas fez implante.
Estes esclarecimentos se fazem necessários para corrigir matéria publicada no domingo, neste espaço, já que o ilustre senador tem grande preocupação em preservar sua imagem pública.
Dúvida
Sobre a cor verdadeira do bumbum, se branca ou morena, o senador Osmar Dias nada comentou. E a continuar esta insistência com assunto tão particular, daqui a pouco o senador vai acabar imitando a moça do ''Zorra Total'' e perguntando:
''Vem cá, e eu te conheço?''
Esfirra e Cia.
O ex-chefe de gabinete de Jaime Lerner, Gerson Guelmann, se prepara para abrir uma casa de esfirra aqui mesmo, em Curitiba. Guelmann é, seguramente, o melhor profissional do Paraná para organizar infra-estrutura de campanha eleitoral. Foi ''o cara'' durante toda a era Lerner. A continuar na mesma linha, vai arrebentar a boca do balão vendendo esfirras.
Amigos para sempre
O diretor superintendente de Mercado e Regulação da Copel, Antônio Justino Spinello, passou o Carnaval no Rio de Janeiro, mais precisamente num camarote da Endesa, como convidado especial. Até aí, sorte dele.
O que chama a atenção é que a Endesa é a empresa espanhola com participação fortíssima na Companhia de Interconexão Energética (CIEN) que assinou contratos de comercialização de energia com a Copel na época do apagão. E que o governo Requião ameaçou cancelar sob o eterno argumento de ''interesses lesivos ao Estado''.
CIEN fez acordo
Pela presença do diretor da Copel no camarote da Sapucaí pode-se concluir que: 1) A CIEN fechou um outro acordo com o governo Requião e está sambando com muita alegria; 2) O governo Requião descobriu que é uma metamorfose ambulante e muda de opinião conforme a música ou o samba e 3) Vai ver que o diretor da Copel comprou um pacote de Carnaval e só estava sambando com o inimigo, que ninguém é de ferro.
No Iraque
Imprensa e Ministério Público estão fazendo um ''auê'' danado em torno do policial militar daqui de Curitiba que pretende ser mercenário na guerra do Iraque. Ora, o salário dele vai de U$ 400 para U$ 9 mil dólares, já de cara. Risco por risco, enfrentar a periferia de qualquer cidade brasileira, hoje, é muito pior do que guerrear no Iraque. Os números comprovam.
E, afinal, quem vai para o Iraque é o moço, uai.
Daltônicas
De inexperiências
De férias na praia, o gato de apartamento, um angorá gordo e mal-acostumado, fez jus ao instinto primitivo e caçou dois passarinhos. Só apanhou feio de um colega de rua, magrinho e feio, mas com muito mais quilometragem.





