Produtores rurais do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais realizaram ontem durante toda manhã atos de protestos contra as invasões de fazendas. Por volta das 8 horas eles se concentraram no recinto da Feira Agropecuária Expogrande, que está sendo realizada em Campo Grande, de onde saíram em passeata, com tratores, caminhões, utilitários, automóveis, carroças e montarias.
Durante o percurso, distribuiram panfletos ressaltando que as invasões de propriedades rurais em todo o País criaram um estado geral de insegurança. Segundo eles, este ano, somente no Mato Grosso do Sul, ocorreram 40 invasões. Nos últimos quatro anos, os sem-terra teriam matado 550 bois, além de ameaçar famílias de trabalhadores, roubar ferramentas e equipamentos agricolas e saquear caminhões que transportavam produtos alimentícios.
Os fazendeiros se reuniram na Praça Ary Coelho, onde fizeram discursos inflamados, condenando a política agrária do governo federal. Eles gritavam pela implantação imediata do Banco da Terra e pelo fim da Reforma Agrária no Brasil. Afirmaram que a criação de novas áreas destinadas à agricultura familiar deve ser uma tarefa da iniciativa privada e não do governo federal que está gastando mais que o dobro necessário para assentar uma família de sem-terra.

mockup