RS inclui 71 cidades à área de risco de febre amarela
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Folhapress 
Após seis mortes por febre amarela silvestre, as autoridades de saúde do Rio Grande do Sul decidiram incorporar mais 71 municípios à área de risco da doença. Agora, a vacinação é obrigatória em 272 cidades, onde vivem 3,5 milhões de pessoas (30% da população do Estado).
O secretário estadual da Sa© úde, Osmar Terra, afirma que a medida é uma precaução após ter sido detectada a existência do vírus da febre amarela na serra gaúcha. O alerta foi feito depois que foram encontrados macacos mortos pela doença em matas da região. A zona de risco abrange cidades a cerca de 100 km de Porto Alegre.
Além de 13 casos confirmados (seis mortos e sete que sobreviveram) desde dezembro, outras sete pessoas apresentaram sintomas da doença e estão à espera dos resultados de exames laboratoriais que determinarão se foram ou não infectados pelo vírus da febre amarela.
Em Botucatu (SP), a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo investiga a causa da morte de uma jovem de 20 anos nesta semana. Ela morreu apresentando sintomas de febre amarela. A secretaria ainda não sabe se ela tomou a vacina. No Estado, nove pessoas já morreram em razão da doença na forma silvestre neste ano. A última morte foi confirmada nesta semana, de um homem morador de Buri (na região de Botucatu).
Com a morte em Buri, a vacinação foi estendida para 14 municípios da região. Para ser totalmente eficaz, a vacina contra a febre amarela deve ser tomada com no mínimo dez dias de antecedência. Ela é válida por dez anos. As pessoas que não vão viajar para áreas de risco não devem tomá-la.


