SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), emitiu um decreto neste domingo (5) que autoriza os municípios do estado a permitir a abertura de parte do comércio a partir de 12 de abril.

O decreto prevê que os municípios podem liberar a abertura de restaurantes, concessionárias, papelarias, óticas, além de lojas de confecções, calçados, eletrodomésticos e equipamentos agrícolas. Também há a previsão de reabertura de "atividades econômicas com baixo fluxo de pessoas e prestadas sem contato físico e sem utilização de instrumentos, utensílios e equipamentos comuns entre vários usuários".

A abertura pode ser autorizada pelos municípios "desde que não haja elevação significativa dos casos confirmados de Covid-19". A decisão foi publicada no mesmo decreto em que o governo de Rondônia prorrogou o estado de calamidade pública até o dia 20 de abril.

O decreto prevê que estabelecimentos como shopping centers, cinemas, teatros, bares, clubes, academias e casas de shows devem permanecer fechados. Também foi mantida a proibição de reuniões com mais de cinco pessoas e a permanência de pessoas em áreas de lazer e convivência.