Romaria vai homenagear Frei Galvão em Roma
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de abril de 1998
Agência Folha 
Pelo menos cem pessoas de Guaratinguetá (na região de São José dos Campos, interior de São Paulo) deverão formar uma caravana aérea com destino a Roma para assistir a cerimônia de beatificação do frei Galvão. Apesar de a data da cerimônia ainda não ter sido definida pelo Vaticano - o mês mais provável é outubro - a movimentação dos devotos já começou.
A diretora do Museu Frei Galvão, Thereza Regina Maia, já entrou em contato com uma agência de São Paulo especializada em viagens religiosas. Devotos de Guará, Jaú, Itu, Sorocaba e São Paulo já manifestaram interesse em viajar para acompanhar a beatificação.
A estadia de oito dias, com passagens aéreas mais hospedagem, custaria cerca de R$ 1.800 por pessoa. Mesmo sem ter a data certa, muitas pessoas já avisaram que querem ir. Acredito que esse número aumente muito depois da definição, afirmou Thereza.
Dependendo do número de interessados, os representantes da agência já informaram de uma possível necessidade de fretamento de um avião. O centro de peregrinação do frei Galvão em Guaratinguetá também já foi definido. O local de romarias será o seminário frei Galvão. É uma área verde e grande, de fácil acesso por estar próxima à via Dutra e, além disso, tem um amplo estacionamento para ônibus, o que facilita muito para os romeiros, disse.
Uma sala especial para o frei está sendo preparada dentro do seminário. Objetos pessoais que estão atualmente no Museu Frei Galvão serão transferidos para essa sala. Para a cerimônia de ação de graças que está prevista em Guará - uma continuidade do processo de beatificação - já está sendo feita uma programação.
Deveremos ter uma missa na Catedral de Santo Antônio, onde ele foi batizado, e depois, uma procissão cultural e cívica para levar ao centro de peregrinação.


