Gotemburgo, 23 (AE) - Rodrigo Pessoa, montando o cavalo francês Gandini Baloubet du Ruet, é o único entre os 42 conjuntos que disputam a Copa do Mundo de Saltos, na Suécia, a entrar para o percurso do Grande Prêmio, domingo, no Scandinavium Arena, sem ter feito nenhuma falta. O zero isolado - cada derrube de obstáculos é punido com pontos perdidos - deixa Rodrigo com a esperança de conquistar o bicampeonato do torneio. Hoje, falando pelo celular logo após o segundo dia de provas da Copa do Mundo, o cavaleiro disse que tem recebido apoio de amigos e torcedores e que está confiante de que poderá obter o título.
"O cavalo demonstra muito boa forma neste concurso e, por isso, estou otimista com a chance de obter o título", disse.
Rodrigo, que venceu o concurso do primeiro dia, foi o quarto colocado hoje, com o tempo de 37s52 no desempate. Apenas 13 dos 42 conjuntos fizeram o primeiro percurso sem faltas e foram para o desempate, ao cronômetro. A pista, com obstáculos de até 1,60 metros de altura, foi montada pelo experiente course designer alemão Olaf Petersen, que definirá o grau de dificuldade que os cavaleiros vão encontrar no GP, domingo.
De todos os 13 conjuntos, apenas seis terminaram o desempate sem cometer faltas e Rodrigo foi um deles, atrás de John Whitaker (ING), com Virtual Village Heymen (35s84), de Nona Garson (EUA), com Rhythmical (36s04) e de Peter Charles (IRL), com Traxdata Nustria Van Meijershoeve (36s25).
Na somatória dos dois dias de prova Rodrigo lidera a classificação geral e é o único cavaleiro sem pontos perdidos. "O número de faltas é justamente o que determina o campeão", comentou. "Quem não tiver pontos perdidos está em vantagem e sem dúvida esse poderá ser um fator determinante para o GP", acrescentou Rodrigo.
Rodrigo, com zero, é seguido na classificação geral pelo irlandês Trevor Coyle, com o cavalo Cruising que, no entanto, tem 4,5 pontos perdidos. Em terceiro, com 5 pontos perdidos, estão três conjuntos: o alemão Ludger Beerbaum, com Ratina Z, o suíço Lesley McNaught, com Dulf, e Meredith Michaels-Beerbaum, com Sprehe Stella. A norte-americana Nona Garson e o holandês Emile Hendrix têm 5,5 pontos perdidos cada um e, a partir daí, todos os outros competidores perderam mais de 7 pontos. Isso deixa claro o bom desempenho de Rodrigo na Copa do Mundo.
Copa - A amazona Camila Mazza de Benedicto, montando Dut Machine, sem faltas e em 72s10, foi a vencedora da principal prova (1,30 m de altura) da Copa Hobby Horse de Salto, hoje, no Clube Hípico de Santo Amaro. O torneio segue amanhã e domingo, a partir das 9 horas, e a entrada é franca (Rua Visconde de Taunay
508, Santo Amaro).

mockup