Roberto Gianetti é nomeado para a Camex
PUBLICAÇÃO
domingo, 20 de fevereiro de 2000
Por Cláudia Dianni 
Brasília, 21 (AE) - O empresário Roberto Gianetti da Fonseca foi indicado hoje pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias, para ocupar o cargo de secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no lugar do embaixador José Botafogo Gonçalves, nomeado recentemente como interlocutor direto do presidente Fernando Henrique Cardoso para Assuntos do Mercosul. A indicação foi enviada para o Palácio do Planalto e será oficializada somete após receber a confirmação do presidente.
Gianetti é presidente da Silex Trading S/A desde 1989 e presidente do Conselho de Administração da Lazarus Metals Ltda, em Londres, desde 1993. O empresário sempre esteve ligado a atividades relacionadas ao comércio internacional, ocupando várias funções nessa área, entre elas, a vice-presidência da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex). Em 1992, o empresário atuou como membro do Conselho Consultivo de Financiamento as Exportações, que criou o Proex-Programa de Financiamento às Exportações. Como vice-presidente da Funcex, Gianetti atuou, desde 1997, no grupo coordenador que instituiu o Programa Especial de Exportações (PEE), que lança programas de incentivo às exportações em todos os Estados.
Em 1987, o empresário atuou como assessor do Comitê Negociador da Dívida Externa durante a gestão do ex-ministro Bresser Pereira, no Ministério da Fazenda, como um dos formuladores da proposta de securitização da dívida externa brasileira, que precedeu a aplicação do Plano Brady.
Desde que foi nomeado para o cargo de embaixador extraordinário do Mercosul, no início do mês, o embaixador Botafogo vinha acumulando as duas funções. Com a indicação de Gianetti para a Camex, Botafogo deverá voltar ao Ministério das Relações Exteriores, para atuar como embaixador do Mercosul.


