Londrina - Um homem de 30 anos pedalava a caminho do trabalho ontem de manhã quando foi atropelado por um Gol na rodovia BR-369 (Avenida Tiradentes), próximo ao viaduto da PR-445, na saída de Londrina para Cambé. De acordo com o soldado Alexsandro Aparecido de Melo, do Corpo de Bombeiros, José Matias morreu no local, antes mesmo da chegada da equipe do Siate.
A empacotadeira Renata Simões, que vive no Conjunto Morumbi, em Cambé, passou poucos minutos após o acidente e avistou a cena trágica. ''Eu vi toda a movimentação, ambulância em volta, mas passei para ir trabalhar'', contou. Ela também estava de bicicleta, meio de transporte que usa há dois anos para ir ao trabalho. ''A rodovia é muito perigosa. Para atravessar no horário de pico, então é um desafio'', afirmou.
A embaladeira Jéssica Aparecido dos Santos também pedala todos os dias pela BR-369. ''Várias vezes eu quase caí na canaleta porque tem carro que passa muito perto da gente que vai pelo acostamento. O risco aumenta de noite'', contou.
De acordo com um estudo desenvolvido pela equipe diretoria de trânsito do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), cerca de 6% da população londrinense utiliza a bicicleta como meio de locomoção ao trabalho. A pesquisa revela também que existem 11.527 quilômetros de ciclovias em várias regiões da cidade.
De acordo com o diretor-administrativo do Ippul, José Luiz Alves Nunes, estão em fase de implantação outros nove quilômetros de ciclovias. ''No Lago Igapó I já está em fase de execução e na Avenida Saul Elkind em breve vai ser realizada a licitação'', comentou. O custo da obra é de aproximadamente R$ 1 milhão. Os recursos são do governo federal, através do Ministério das Cidades. ''A previsão de conclusão é o início de 2012'', afirmou.
Segundo Nunes, no final de 2010 o Ippul encaminhou novo projeto ao Ministério do Planejamento para conseguir implantar outros 26 quilômetros de ciclovias na cidade, em avenidas como a Tiradentes, Dez de dezembro, Theodoro Victorelli, entre outras. ''Estamos aguardando a liberação dessa verba de R$ 7,5 milhões, para fazer licitações'', informou.

mockup