Rio, 28 (AE) - A Polícia Militar vai garantir com 4,1 mil homens a segurança na orla marítima do Leme ao Leblon, na zona Sul, para a festa do reveillon, que está sendo considerada pela Prefeitura e órgãos públicos um dos maiores megaeventos já realizados no Rio. No mar, a Capitania dos Portos e a Marinha vão patrulhar as embarcações, que só terão permissão de ficar a 600 metros das praias e não poderão transportar excesso de passageiros, como ocorreu com o barco Bateau Mouche, que naufragou no réveillon de 1988. Apenas sete transatlânticos foram autorizados pela Marinha para ficar na costa, a cerca de quatro quilomêtros da praia de Copacabana, zona sul.
"Elaboramos um esquema para enfrentarmos qualquer situação de emergência, seja no asfalto ou no mar", afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Josias Quintal, durante reunião, hoje, entre o Comando da Polícia Militar e entidades responsáveis pela organização da festa de fim de ano nas praias fluminenses. De acordo com representantes da Capitania dos Portos, a partir das 18h do dia 31, duas lanchas da Marinha e um barco da Capitania vão fiscalizar todas as embarcações próximas às praias na chamada operação "pente fino", com objetivo de evitar a presença de barcos clandestinos.
A partir das 7h do dia 31, a Polícia Militar vai começar a cuidar da segurança na orla marítima. Serão 4.100 PMs que serão deslocados para cruzamentos e trechos importantes das Avenidas Atlântica, em Copacabana, e Delfim Moreira, em Ipanema, além dos morros localizados na região. Desse total, cem homens estarão à paisana na noite do dia 31 nas areias para impedir a ação de gangues. Além disso, a Guarda Municipal irá participar do esquema de policiamento com 2.500 homens. Eles cuidarão do trânsito no trecho do Leme ao Leblon.
Já a segurança na área do Forte de Copacabana, onde ficará o presidente Fernando Henrique Cardoso e sua família, está sendo organizada pelo Exército. A parte externa do local será policiada pela PM. Para evitar transtornos na chegada da comitiva presidencial ao Forte, a Superintendência (SMTU) Municipal de Trânsito Urbano vai transformar em mão dupla a Rua Francisco Otaviano.
O trânsito na praia de Copacabana será fechado a partir das 18h do dia 30 e táxis, motos, vans autorizados pela SMTU poderão circular no local. Serão colocados dois mil ônibus nas ruas que deixarão os passageiros na Rua Barata Ribeiro, a poucos metros da praia.
As secretarias do município e do Estado montarão seis tendas na Praia de Copacabana para atender pessoas que não estiverem passando bem ou para casos graves, como acidentes com fogos. Leigos não poderão usar fogos. Aquele que desobeder a ordem será preso e responderá pelo crime de contravenção, de acordo com comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (Copacabana), Fernando Bello.
Fogos - Estava prevista para hoje, a partir das 21h, o início da montagem dos fogos em Copacabana. Dez mil tubos seriam enterrados na areia - são mil tubos por ponto - em 12 horas. Os buracos são cavados com pás e, dependendo do tamanho dos tubos - eles variam de 3 a 12 polegadas - a profundidade das aberturas pode chegar a um metro.
O trabalho, que só terminará às 17h de sexta-feira, está sendo executado por 120 pessoas, que estarão se revezando nestes dias, já que não haverá mais interrupções na tarefa de montagem. "A areia não vai ficar mais vazia", garantiu uma das responsáveis pelos fogos da orla, Patrícia Junqueira.
Para hoje, está prevista a instalação das bombas. Amanhã
começarão as conexões dos fios que sairão das bombas e serão ligados às mesas onde será controlado o espetáculo. "É um estresse enorme", disse Patrícia, que no dia 31 estará no comando do evento em frente ao hotel Copacabana Palace. "Mas quando a gente vê as pessoas gritando e felizes, ficamos pensando que todo essa tensão vale a pena".

mockup