Rio espera receber no carnaval 380 mil turistas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de fevereiro de 2003
Agência Estado 
Rio- A cidade do Rio deve receber no carnaval este ano 380 mil turistas, o maior número dos últimos seis anos, segundo a Turisrio. A dez dias da festa, os hotéis já registram taxa de ocupação cerca de 90% e devem ficar lotados até a Quarta-feira de Cinzas. Para garantir a segurança durante a folia, a Polícia Militar vai montar uma operação com 26.763 policiais, 5.100 só no Sambódromo. A operação foi anunciada ontem, no Rio.
O esquema de policiamento prevê a ocupação de cinco favelas que ficam perto da Passarela do Samba, para impedir que haja tiroteios e alguém seja atingido por bala perdida, além de reforço nos presídios. Os pontos turísticos e os bairros onde houver blocos de rua terão atenção especial.
A quantidade de PMs é 10% maior do que a empregada no ano passado. Na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista, os funcionários dos setores administrativos passarão a atender os turistas, a fim de acelerar o trabalho.
A delegada Elizabeth Cayres, da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), disse que, apesar do maior número de visitantes, as ocorrências registradas nos primeiros 15 dias de fevereiro caíram 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 146 casos - 60% deles, roubos e furtos, - contra 201 de 2002. Já os flagrantes aumentaram de 5 para 16. A delegada acredita que os números refletem o maior policiamento da orla da zona sul, com policiais militares em carros, quadriciclos, a pé e em barracas.


