Rio, 07 (AE) - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio distribuiu um milhão de doses da vacina contra a febre amarela a cem postos de saúde da cidade. A medida visa evitar as filas que têm se formado desde que foi confirmado um caso da doença no município, em janeiro. Nos últimos 25 dias, 151.960 foram vacinadas na cidade. A imunização contra a febre amarela também foi incluída no calendário de vacinação infantil.
"Estávamos dando prioridade aos viajantes, mas a procura espontânea aumentou muito", explicou a coordenadora de Epidemiologia do município, Meri Baran. Segundo ela, em janeiro do ano passado, menos de mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela. A coordenadora garante que não há risco de o estoque de vacinas perder a validade. "O prazo é de dois anos e a procura deve aumentar", acredita.
As crianças devem ser vacinadas contra a febre amarela quando receberem a dose anti-sarampo, aos nove meses. A imunização deve ser adiada se os bebês estiverem com infecção aguda ou gripe forte, e suspensa, em caso de doença que provoque imunodepressão (aids, câncer, leucemia). As precauções também são válidas para adultos.