Natal, 02 (AE) - O deputado federal Germano Rigotto (PMDB-RS), presidente da Comissão da Reforma Tributária, disse hoje, em Natal, que as mudanças na área poderão reduzir pela metade a carga de impostos dos alimentos da cesta básica. "Quem ganha até quatro salários mínimos gasta14% em tributos só com alimentação", observa o deputado, ao acrescentar que a reforma não vai retirar receita de Estados e municípios.
O parlamentar gaúcho acha que a nova legislação tributária será aprovada pelo Congresso até o fim do ano. Ele espera visitar as 27 unidades da federação até o dia 15, para discutir propostas sobre a emenda constitucional.
Rigotto defendeu o fim de contribuições tributárias como PIS e Cofins. "O nosso objetivo é acabar com esses impostos cumulativos sobre o lucro, que tiram a competitividade das empresas brasileiras, afirmou o peemedebista.
Menos imposto de renda para a classe média e a criação de uma alíquota única para todos os produtos nos 27 Estados - pondo fim à "guerra fiscal" - são bandeiras do PMDB, segundo o deputado.
"O presidente Fernando Henrique disse-me três vezes que a aprovação da reforma é de suma importância neste momento", lembrou Rigotto, ao acrescentar que será um grave erro se o Palácio do Planalto não apoiar a reforma tributária de maneira decisiva. "O governo poderá cometer o seu maior equívoco", opinou.

mockup