Revenda Ford de São Paulo pede concordata
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de fevereiro de 1999
Por Cleide Silva 
São Paulo, 05 (AE) - Uma das maiores revendas Ford em São Paulo, a Cantareira, entrou com pedido de concordata na quinta-feira. A empresa tem uma dívida de US$ 15 milhões em empréstimos bancários e com fornecedores, inclusive com a própria montadora. "Chegamos a uma situação insuportável", afirmou o diretor do grupo, Almir Vespa Júnior.
A queda nas vendas de veículos no ano passado foi um dos fatores determinantes para a situação de inadimplência da rede, que era formada por três revendas e unidades independentes de oficinas e show room. O faturamento em 98 foi 47% menor em relação ao ano anterior, totalizando R$ 90 milhões. Atualmente o grupo mantém apenas uma concessionária e uma oficina.
Do total de 480 funcionários diretos e 160 terceirizados mantido no ano passado, restam apenas 220 diretos e 40 terceirizados. Os salários estão atrasados e a empresa precisou fazer um acordo com os demitidos para parcelar as rescisões de contrato.
"A Ford está deixando sua rede quebrar", lamentou Vespa. Segundo ele, das 420 concessionárias mantidas pela montadora no início de 98, restam em funcionamento hoje 330. Dessas, pelo menos a metade estaria com problemas comerciais e muitas estão inativas (não recebem mais carros da fábrica por causa de dívidas).
No mês passado, outra grande revenda paulista da Ford, a Caltabiano, mudou de bandeira, passando a comercializar veículos da japonesa Toyota. Na região do ABC, a Anhembi passou a trabalhar com a General Motors. Há várias outras lojas negociando a mudança de bandeira ou diversificando atividades, passando a operar também com outras marcas, principalmente das novas fabricantes que estão se instalando no País.


