Reunião da OMC começa em clima de pessimismo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de novembro de 1999
por Vladimir Goitia 
São Paulo, 30 (AE)- A 3ª reunião Ministerial da OMC começa hoje em Seattle (EUA) com a presença de delegações de 134 países em meio a um pessimismo generalizado depois do fracasso, em Genebra, para chegar a uma agenda que permita salvar o encontro mais importante que o mundo tenha organizado sobre liberalização e intercâmbio comerciais no planeta. Prevendo o risco do fracasso, a União Europeía arriscou um gesto de "boa vontade" ao anunciar que os países europeus estão dispostos a abrir mais seus mercados às nações mais pobres.
Há mais de duas semanas a UE tenta convencer o Japão e os Estados Unidos que sigam o mesmo gesto. O responsável pela área de Comércio da Comissão Européia, Pascal Lamy, não explicou
entretanto, em que condições os europeus estariam dispostos a abrir seus mercados. Antes de "esmola", a União Européia quer, entretanto, o apoio desses países para ampliar ainda mais a abertura comercial do mundo e a inclusão de temas sociais e ambientais no comércio mundial.
A inclusão desses temas seria uma verdadeira armadilha para as nações em desenvolvimento, já que se transformariam, inevitavelmente, em novas barreiras para os produtos industrializados e agrícolas de países como o Brasil. Lamy disse que espera fechar um acordo "tetralateral" (em referência aos Estados Unidos, Canadá, Japão e, claro, à União Européia) nas próximas horas. Para Lamy, esse acordo proporcionaria a "massa crítica" necessária para o êxito da reunião de Seattle, que é o que os Estados Unidos mais querem por ser os anfitriões da "festa".


