Retalor de CPI diz que recursos de obra foram desviados
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de abril de 1999
Por Carla Franco 
São Paulo, 23 (AE) - O relator da CPI do Judiciário, senador Paulo Souto (PFL-BA), disse estar convencido de que os recursos da obra inacabada do Fórum Trabalhista, em São Paulo, não foram aplicados corretamente. "Estamos convencidos de que os recursos não foram utilizados completamente na obra", afirmou Souto, que vistoriou o prédio esta tarde, acompanhado dos senadores Carlos Wilson (PSDB-PE) e Geraldo Allthoff (PFL-SC), também integrantes da CPI.
"O desperdício, o descalabro e o desrespeito à população estão mostrados aqui", disse Carlos Wilson, durante a visita à obra. Para ele, "é evidente" que os recursos foram desviados. "Não tenho nenhuma dúvida de que houve desvio e que não há só uma pessoa envolvida", sustentou o senador.
O relator da CPI disse que pretende solicitar a contratação de uma empresa no exterior para investigar a existência de bens de propriedade do ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Nicolau dos Santos Neto. Nicolau presidiu o TRT entre 1990 e 1992. De 92 a setembro de 98, o juiz foi presidente da Comissão de Obras do Fórum, criada para fazer o acompanhamento da construção. Ele está sendo processado pelo Ministério Público Federal, em uma ação civil na Justiça Federal, acusado de atos de improbidade administrativa. O prédio, abandonado desde outubro, já consumiu cerca de R$ 230 milhões dos cofres da União.


