Candidatos que prestaram o vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e que buscam uma vaga no ensino superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão uma terça-feira de muita emoção. Isso porque o resultados dos dois concursos serão publicados no dia 16 de janeiro.

A Folha de Londrina e a UEL estão preparando uma grande festa para celebrar a divulgação do resultado. Ela acontecerá nesta terça-feira, a partir das 11h, na frente do Teatro Ouro Verde, no Calçadão, em mais uma edição da Vestibafest.

A celebração deve reunir estudantes, professores, representantes da administração da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e, claro, os vestibulandos ansiosos para descobrirem se o próprio nome consta na lista dos aprovados.

FESTA NO CENTRO DA CIDADE

É a primeira vez que o evento, já tradicional, acontece no coração da cidade, uma iniciativa que se une a tantas outras de valorização da região central no ano em que Londrina completa o seu 90º aniversário.

O Vestibafest 2024 é uma iniciativa da UEL juntamente com o Grupo Folha de Londrina, com apoio da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). A festa conta com a parceria do Marista, Positivo e Prime.

A lista dos aprovados sai ao meio-dia, quando serão distribuídos exemplares do encarte impresso da Folha de Londrina, o mesmo que circula na edição do jornal da quarta-feira (17). No mesmo horário, a lista é publicada no portal da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL.

As provas do último concurso foram realizadas em 29 de outubro (1ª fase) e nos dias 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase), para mais de 16 mil inscritos do Paraná, São Paulo e outros Estados. As aulas para os novos calouros da UEL começam no dia 17 de junho.

ENEM

As provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 e o acesso às notas deverá ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.

Segundo o MEC, as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.

Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

PORTA DE ENTRADA

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies ( Fundo de Financiamento Estudantil). Com Pedro Peduzzi/ Agência Brasil)