O Paraná tem o primeiro caso provável de coronavírus, segundo informou a Sesa (Secretaria do Estado da Saúde), nesta quarta-feira (11). Um homem de 54 anos, morador de Curitiba, deu resultado positivo para a doença em exame realizado em laboratório particular. Ele apresentou quadro clínico com tosse e febre, tendo retornado de viagem da Espanha e Holanda recentemente.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,  afirmou nesta quarta-feira que a OMS demorou para reconhecer  a pandemia do coronavírus no mundo
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta quarta-feira que a OMS demorou para reconhecer a pandemia do coronavírus no mundo | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O homem procurou o pronto-atendimento do hospital Nossa Senhora das Graças, na capital do Estado, na terça-feira (10), com o resultado positivo para o Covid-19 nesta quarta. O material colhido foi enviado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para contraprova. A reposta deve sair em até dois dias. De acordo com protocolo do MS (Ministério da Saúde), somente após a confirmação pelos laboratórios públicos é que o resultado passa a ser validado.

O caso paranaense não está entre os 52 casos da covid-19 confirmados no Brasil nesta quarta-feira pelo (MS). O estado de São Paulo lidera o número de infectados, com 30 casos. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 13. Outros estados que confirmaram infecção pelo vírus são Rio Grande do Sul (2), Distrito Federal (2), Bahia (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

Uma jovem de 25 anos, filha do paciente de Curitiba, viajou junto com o pai e apresentou sintomas respiratórios leves e febre ainda durante a estadia na Europa. Ela melhorou antes de retornar ao Brasil. Também foi colhido material da jovem. O primeiro exame foi inconclusivo e uma nova coleta aconteceu nesta quarta-feira. Os dois estão bem e em isolamento domiciliar.

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba afirmou, por meio de texto, que está monitorando de maneira ativa outros possíveis contatos por precaução. “Todas as medidas de bloqueio estão sendo realizadas. Nossa rede municipal pública e a privada estão preparadas para identificar os casos suspeitos, notificar e indicar isolamento aos pacientes”, garantiu Márcia Huçulak, responsável pela pasta.

A Sesa reiterou que “está adotando todas as medidas preventivas e de retaguarda, inclusive, com a rede pública hospitalar com mais de 60 estabelecimentos em várias regiões pronta para atender os casos que venham a ser confirmados”. Em Londrina, a referência é o HU (Hospital Universitário).

'SEM PÂNICO'

“Estamos seguindo tudo que vem do Ministério da Saúde. Continuamos mantendo a orientação para que nada seja interrompido (por conta do coronavírus) e que aqueles que têm viagem para o exterior, que adiem, para não correr risco. Só viajar se for impreterível”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, em entrevista à FOLHA. “Não é motivo para pânico”, acrescentou, chamando atenção para a importância de não se esquecer do combate à dengue.

A secretaria estadual criticou a divulgação do resultado positivo pela instituição particular curitibana, apontado, via nota oficial, que “qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, seja por parte de hospitais ou laboratórios, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública”. O hospital Nossa Senhora das Graças, via assessoria de imprensa, disse que não irá se manifestar.

Balanço publicado na quarta-feira mostrou que o Paraná investiga 49 casos de coronavírus. A maioria das suspeitas está em Curitiba, com 26 pessoas. Londrina tem três notificações sob investigação. Até terça-feira eram cinco, no entanto, mais duas foram descartadas. O Estado já registrou 76 casos suspeitos, entretanto, 27 deles foram afastados. A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou oficialmente nesta quarta pandemia mundial do novo coronavírus.