O avanço da vacinação contra o novo coronavírus reduziu o número de óbitos e a flexibilização das medidas de restrição tem proporcionado a falsa sensação de que a pandemia da doença chegou ao fim. No entanto, o vírus Sars-Cov-2 continua circulando e ainda tem contagiado muitas pessoas. Tal fenômeno tem gerado preocupação de autoridades e está ocorrendo a retomada de medidas de proteção. Depois da liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras por meio de um decreto estadual, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, encaminhou ofício para a Secretaria Municipal de Educação recomendando o uso de máscaras nas escolas municipais. O motivo é o crescimento do número de casos registrados na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Ressurgimento de novos casos gera retomada de medidas de proteção
| Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Folhapress

O secretário Felippe Machado foi procurado pela FOLHA, no entanto não atendeu as ligações, tampouco retornou as mensagens solicitando a entrevista.

Se no dia 16 de abril o boletim com os números da Covid-19 na cidade apresentava apenas 85 casos ativos e 30 casos confirmados, sem morte alguma, no boletim mais recente, divulgado segunda-feira (16) foram registrados 796 casos ativos (+836,47%), 202 episódios confirmados (+573,33%) e uma morte, no entanto, neste intervalo foram nove mortes decorrentes da doença.

No boletim de sábado a cidade possuía 755 pessoas monitoradas em isolamento domiciliar. Outros 23 casos estão internados, entre os quais 14 permanecem em leitos moderados, de enfermaria, e outros nove estão na UTI. Londrina acumula 2.504 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus e 133.407 casos confirmados.

Na faixa etária de 6 a 10 anos, sendo a situada na idade das crianças que frequentam as escolas municipais foram aplicadas 20.284 primeiras doses em Londrina, enquanto apenas 8.942 receberam a segunda dose no município, segundo números divulgados pela Sesa-PR (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná) e Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

O infectologista Walton Luiz Del Tedesco Junior, da Santa Casa de Londrina, afirmou que os casos voltaram a subir. "É esperado, com a queda da temperatura, que os casos aumentem, mas até por ter maior quantidade de vírus circulante, o uso de máscaras seria importante para conter o número de casos", ressaltou o médico. "Nao acredito em lockdown, até porque geralmente aqui reflete um pouco tardiamente o que ocorre em outros países, mas com a Covid-19 tudo é imprevisível. Sempre podem surgir novas mutações." Ele comentou também sobre a subida dos números. "Saindo das incertezas, o fato é que estamos vendo aumento de casos, inclusive casos graves em crianças e estamos em tendência de aumento. Logo, medidas restritivas como o retorno temporário das máscaras podem ser tomadas sim."

No Paraná, no dia 16 de abril, o Estado possuía 30 pessoas internadas por Covid-19 e o boletim daquele dia apontava 116 confirmações da doença e nenhuma morte. Um mês depois, no boletim desta segunda-feira (16), ainda há 30 pessoas internadas, mas o boletim deste início da semana apontou 710 confirmações da doença (+512,06%) e uma morte. Neste intervalo de um mês houve 56 mortes e 57.115 confirmações da doença em todo o Estado.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.