Repsol-YPF assume controle da direção da GasNatural
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de janeiro de 2000
Madri, 12 (AE-DOW JONES) - A Repsol-YPF assumiu o controle da direção da GasNatural, num primeiro passo para consolidar o grupo em sua própria estrutura. Para os analistas, a medida deve pôr fim às especulações de que a Repsol tente uma fusão com o grupo de energia Iberdrola SA.
Segundo os analistas, o controle da GasNatural permitirá que a Repsol consolide o forte lucro operacional da empresa, fortaleça sua posição no mercado de gás e centre foco em seus investimentos na América Latina.
A Repsol-YPF renegociou um acordo de 1991 com o banco espanhol La Caixa e poderá nomear seis membros da diretoria da GasNatural
além seu seu executivo-chefe, enquanto o banco vai nomear outros cinco membros e o chairmam.
A Repsol-YPF também nomeará três representantes para a comissão executiva da empresa e La Caixa nomeará dois. A Repsol-YPF tem 45% da GasNatural, enquanto La Caixa tem 25%. La Caixa também tem 9,6% da Repsol-YPF.
Há poucos meses, a Repsol-YPF indicou que estaria interessada na Iberdrola. A maioria dos analistas, no entanto, não acreditou na hipótese de fusão, citando a já elevada dívida da Repsol-YPF, a falta de ganho de sinergia, e a possibilidade de que Repsol teria de reduzir sua participação de 45% na GasNatural. Além disso, a Repsol-YPF e a GasNatural tem laços com a principal concorrente da Iberdrola na Espanha, a Endesa.
