A evolução constante do conhecimento médico é uma das justificativas utilizadas pelo Conselho Federal de Medicina para exigir que cada especialidade regulamente uma forma para os profissionais comprovarem a atualização. Pelo menos 80% dos conhecimentos, segundo o vice-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, o médico Milton Macedo, precisam ser renovados a cada cinco anos, dada a velocidade com que a ciência oferece novas ferramentas e faz novas descobertas.
''A atualização é importante e realmente precisava ser comprovada. Quando um paciente sabe que está recebendo tratamento de um médico preocupado com a própria atualização, a auto-estima aumenta e isso ajuda muito na recuperação. Além disso, a regulamentação de normas que comprovem o interesse do profissional em se manter em dia com a especialidade vai referendar a própria competência'', explicou Macedo.
A pediatria, por sinal, é juntamente com a cardiologia uma das especialidades que mais avançaram no sentido de regulamentar a comprovação da atualização. Segundo Macedo, a categoria deve sair do Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece em Florianópolis, no meio do ano, com esta regulamentação definida.
A avaliação do médico é de que manter-se atualizado na profissão não é tarefa fácil. Segundo Macedo, o ritmo de evolução da profissão exige que o profissional leia diariamente entre quatro e cinco artigos. A Associação Médica de Londrina (AML) por exemplo, mantém parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a promoção de eventos. Para este ano, 10 módulos para atualização estão sendo oferecidos.

mockup