Washington, 08 (AE-AP) - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, preocupado com a segurança do garoto cubano Elián González, apelou formalmente aos parentes do garoto para cooperar na busca de uma transferência pacífica de sua custódia a seu pai, informou um funcionário da administração Clinton neste sábado (08).
A possibilidade de distúrbios violentos na entrega de Elián, assombra há meses as autoridades norte-americanas. Um funcionário do Departamento de Justiça reconheceu hoje que "há pessoas que cogitaram a opção do uso da força e como proceder".
"Mas não há nenhum plano desenvolvido para o uso da força", disse ele. E acrescentou: "Nada foi apresentado a funcionários do alto escalão. Portanto, nada foi aprovado."
Com o tempo se esgotando, o Departamento de Justiça enviou um fax aos parentes de Elián em Miami para que eles se reunissem segunda-feira com psiquiatras para discutir os meios de se obter uma transição suave para o garoto.

mockup