A suspensão das aulas na UEL (Universidade Estadual de Londrina) causada por precaução da pandemia do coronavírus será alvo de avaliação pela reitoria e demais áreas administrativas da instituição, em reunião nesta segunda-feira (16). Em um áudio dirigido aos coordenadores, o reitor Sérgio Carlos de Carvalho afirma que a procura por informações nos canais de comunicação da universidade é grande e que o trabalho interno acompanha as resoluções dos técnicos das áreas de saúde pública. “Creio que todos devem ficar atentos para tomar uma decisão que pode caminhar para a suspensão das aulas. Isso virá e a questão é tempo exato no qual os técnicos vão indicar que isso tenha que ser feito”, afirmou Carvalho.

Imagem ilustrativa da imagem Reitoria da UEL avalia possível suspensão de aulas nesta segunda-feira (16)
| Foto: Saulo Ohara / 20-08-2018

Antes mesmo da interrupção no calendário oficial, já foram cancelados até segunda ordem, a partir desta segunda-feira (16), a realização de qualquer evento relativo à atividade universitária. “Vamos ficar atentos a cada segundo para decidir o que for preciso”, alertou o reitor, evitando alarmismo, mas preocupado em atender às necessidades sanitárias que o momento exige.

As instituições de Ensino Superior do estado têm estado sob forte pressão por causa do medo da disseminação da doença. Carvalho ainda afirma na mensagem que todos os responsáveis pelas instituições têm conversado para buscar decisões unitárias, que garantam um padrão de trabalho. “Estamos conversando com as outras universidades em situação de guerra civil interna, as pessoas ficam apavoradas e acabam provocando pressão sobre os conselhos superiores das instituições”, explica.

NÚMERO DE CASOS

O último boletim informativo da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde do Paraná), divulgado na sexta-feira (13), informava que a autorização para a realização de eventos seria avaliada novamente nesta segunda-feira (16) pelo COE (Centro de Operações de Emergências). O motivo é que ainda não foi detectado nenhum caso de transmissão local. Os seis casos de doenças registrados no estado foram provocados por contaminação fora do estado ou do País. Ainda na mesma data a Sesa informa que investiga 72 casos e já descartou o coronavírus em outros 34 pacientes.