A região central é, de forma disparada, a mais perigosa de Londrina. E a constatação vem pela própria Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública). Por meio da Lei de Acesso à Informação, o órgão informou à FOLHA que a área teve 815 furtos e 147 roubos até setembro deste ano. Uma "folga" considerável em relação ao segundo do ranking, os Cinco Conjuntos, na zona norte, que registrou 269 furtos e 71 roubos no mesmo período.

Tentando reduzir essas estatísticas indesejáveis, a Polícia Militar e a Guarda Municipal lançaram nesta segunda-feira (6), mesma data em que o comércio começa a funcionar até às 22h, a Operação Natal. "O foco é a proteção na extensão do horário. Vamos reforçar o patrulhamento não somente no centro, mas também nos locais que terão programações natalinas", garantiu o tenente Gomes, do 5º Batalhão.

Imagem ilustrativa da imagem Região mais perigosa de Londrina, centro recebe reforço no policiamento durante o Natal
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Viaturas das duas corporações, além da Companhia de Choque, se reuniram no Calçadão para o lançamento da iniciativa. "O número de policiais varia conforme o horário. Não revelamos o efetivo disponível por uma questão estratégica, mas posso assegurar que praticamente dobramos o quantitativo que tínhamos", comentou.

Segundo o oficial, o furto é o crime mais comum nessa época do ano. "O criminoso aproveita o consumidor desavisado e consegue levar um objeto pessoal ou até mesmo um presente que a pessoa acabou de comprar. Por isso, é preciso bastante atenção com sacolas e celulares, por exemplo. Acreditamos que a circulação constante das viaturas pode ajudar na prevenção, mas a colaboração da população é essencial", completou.

Além dos veículos, a PM foi beneficiada com 20 motos, viabilizadas por meio de emenda do deputado federal Filipe Barros (PSL). Outras 18 serão destinadas para cidades do Norte e Norte Pioneiro. O policiamento mais reforçado deve durar até o dia 24 de dezembro, quando se encerra a campanha LondriNatal, iniciativa da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e outras entidades.