Equipes da Receita Federal abordaram, na tarde do último domingo (07), por volta das 17h, um ônibus que partiu de Foz de Iguaçu e que circulava pela região da rodoviária de Londrina. O veículo, que normalmente é utilizado para transporte de passageiros, levava apenas cinco pessoas além do motorista e do “guia”, porém em seu interior em meios aos bancos e nos bagageiros estavam carregados de mercadorias de origens estrangeiras sem comprovação da regular importação. Segundo o delegado da Receita Federal, Reginaldo Cardoso, foram os sistemas de inteligência da Receita Federal e demais órgãos de segurança que indicaram a possível passagem de um veículo carregado de contrabando na região de Londrina. "O ônibus foi abordado e tinha aparência de um ônibus de turismo, mas ao abordar os agentes viram que tinham só cinco passageiros", destacou Cardoso.

O ônibus estava carregado de mercadorias de origem estrangeira sem comprovação da regular importação.
O ônibus estava carregado de mercadorias de origem estrangeira sem comprovação da regular importação. | Foto: Divulgação/Receita Federal

Preliminarmente foram identificados eletrônicos diversos, bebidas, cigarro eletrônico entre outros produtos e o veículo foi lacrado e encaminhado para o depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal em Londrina. "Dada a quantidade de produtos e as características de produtos de alto valor agregado (iPhones de última geração e cigarros eletrônicos) as mercadorias podem chegar a R$1,5 milhão", avaliou Cardoso.

Ao veículo e as mercadorias poderá ser aplicada a pena de perdimento e uma representação fiscal para fins penais encaminhada ao Ministério Público para prosseguimento das investigações na esfera penal. "Os dados dessas pessoas será repassados para a Polícia Federal, que fará os procedimentos do inquérito policial pelos crimes de contrabando e descaminho e a Receita Federal irá aplicar a pena de perdimento deste veículo e das mercadorias apreendidas", concluiu o delegado da Receita Federal.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.