Grozny, 05 (AE-AP) - Combatentes chechenos lançaram um forte contra-ataque contra as forças russas na periferia ao norte de Grozny nesta quarta-feira (05), apesar das alegações de Moscou de que os rebeldes estão à beira de um colapso.
Guerrilheiros retomaram áreas do bairro de Khankala, local cujos russos disseram ter tomado há alguns dias. Na manhã desta quarta-feira, militantes chechenos controlaram metade da área sul deste bairro.
Um repórter da Associated Press testemunhou duros combates nesta quarta-feira em muitas outras áreas de Grozny e sua periferia, também tomada pelos russos nos últimos dias, segundo informações das próprias forças federais.
Soldados russos, que pediram para que seus nomes fossem mantidos em sigilo, disseram à Associated Press que em um dos ataques no sudoeste de Grozny combatentes rebeldes capturaram 60 soldados russos. Autoridades da Rússia não confirmaram a informação.
Líderes chechenos dizem que os atuais ataques marcam o início de uma mudança na guerra e que o avanço russo na Chechênia seria contido. Um maior contra-ataque checheno seria embaraçoso para o governo russo, que dizia estar perto de derrotar os rebeldes.