São Paulo, 25 (AE) - O governador Mário Covas (PSDB) afirmou hoje que qualquer reação dos Estados nordestinos contra São Paulo ou o Rio Grande do Sul representará uma união "a favor da guerra fiscal". Na reunião com todos os governadores da região Nordeste convocada para sexta-feira (28) pelo governador da Bahia, César Borges (PFL), um dos temas será a disputa fiscal. "Não se trata de se virarem contra São Paulo e o Rio Grande do Sul, mas sim que estarão se unindo a favor da guerra fiscal", disse Covas, depois de participar de uma cerimônia na qual entregou novas viaturas para a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) da Política Militar.
A Assessoria de Imprensa de Borges informou à tarde que devem participar da reunião os governadores de Sergipe, Alagoas, Pernanbuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
Covas repetiu hoje que a Lei 24 de 1975, que criou o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS), proíbe a concessão de incentivos fiscais sob qualquer forma. A mesma legislação estabelece que, caso algum Estado adote os incentivos vetados, quem se julgar prejudicado poderá adotar mecanismos de proteção.
"O governador desafiou a Bahia a atrair empresas internacionais para investir. "Se continuarmos tirando empresas de um Estado para outro, todos perderemos", justificou Covas.

mockup