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Londrina

Rodovia 5m de leitura Atualizado em 25/05/2021, 17:30

Ratinho Junior garante duplicação da PR-445 com recursos do governo

Governador anunciou também que pedágio da rodovia será próximo ao trevo com Mauá da Serra

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de maio de 2021

Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

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O governador Ratinho Junior anunciou que o governo do Estado fará com recursos próprios a duplicação da PR-445 no trecho entre o distrito de Irerê e Mauá da Serra. O governador informou também que o pedágio que será instalado na rodovia não ficará entre Londrina e Tamarana e sim próximo ao trevo com a BR-376.

A duplicação da PR-445 está no pacote da nova concessão de rodovias do Paraná, que está sendo elaborado pelo Ministério da Infraestrutura, e que pretende implementar um novo formato de cobrança de pedágios no Estado. O atual contrato termina em novembro.

“A nossa intenção é que o governo do Estado faça a duplicação da 445 e isso ajudaria a diminuir o preço do pedágio”, afirmou o governador em entrevista à rádio Paiquerê 91,7. “Contratamos o projeto executivo e ele está sendo finalizado para que depois possamos fazer a licitação”.

A duplicação total da PR-445 até a BR-376, em Mauá da Serra, é uma reivindicação antiga da comunidade do Norte do Paraná. O trecho de 15 quilômetros entre Londrina e o distrito de Irerê está finalizado. O projeto para duplicar os outros 50 quilômetros deve ser dividido em duas etapas.

Segundo o governador, os representantes do Paraná mostraram aos técnicos do Ministério da Infraestrutura a inviabilidade de se colocar uma praça de pedágio entre Londrina e Tamarana. “Era uma reivindicação da população não deixar a praça entre as cidades para que o usuário urbano não fosse prejudicado. Negociamos isso e a ideia é que a praça fique próximo ao trevo de Mauá da Serra”, frisou Ratinho Junior.

O deputado estadual Tercílio Turini (PPS) comemorou a decisão do governo e ressaltou a importância da mobilização de todos os setores da sociedade londrinense em prol da duplicação da rodovia e da retirada da praça de pedágio do área do município de Londrina.

“O ideal seria não ter pedágio na PR 445, mas não podemos ser intransigentes se há o compromisso de duplicação completa e tarifa de manutenção, o que consideramos razoável. Vamos acompanhar os próximos passos atentamente”, afirmou Turini. “São conquistas para Londrina: ter a PR 445 finalmente duplicada até Mauá da Serra e sem pedágio no território londrinense”

O governador garantiu também que as obras do Contorno Norte de Londrina também estão inclusas no pacote da licitação das rodovias do Paraná, que será lançado pelo governo federal. O novo modelo de pedágio no Estado prevê investimentos de R$ 42 bilhões em obras por parte das empresas que vão explorar as estradas paranaenses.

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