O governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve em Londrina na manhã desta quinta-feira (25) para conversar com estudantes que participaram e que vão participar do Ganhando o Mundo, programa que leva alunos da rede pública para intercâmbios fora do país. Durante a coletiva, ele anunciou a construção de seis "superescolas" em Londrina, Cambé e Rolândia.

O governador citou o lançamento do PPP (Parceria Público-Privada), que promete construir 40 "superescolas" em todo o Paraná. Para a Região Norte são seis, sendo duas em Londrina, Cambé e Rolândia. "São cidades que vêm crescendo e nós precisamos acompanhar esse crescimento com novas escolas”, afirma.

Segundo ele, cada escola vai contar com 25 salas de aula e ginásio de esportes. O investimento total fica na casa dos R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão na construção e o restante em manutenção, zeladoria e tecnologia ao longo de 20 anos de concessão. Ao final das duas décadas, as escolas retornam para o estado. Os locais de construção, segundo ele, já estão definidos. A previsão é de que as obras comecem a partir do segundo semestre de 2026.

GANHANDO O MUNDO

O governador aponta que esse já é o quinto ano de existência do programa Ganhando Mundo, que promove o intercâmbio de estudantes da rede pública estadual de educação do Paraná a países da América do Norte, Europa e Oceania. “Hoje o Paraná tem o maior programa de intercâmbio estudantil da América do Sul”, garante.

Segundo ele, os estudantes conquistam o sonho do intercâmbio por meio de muito estudo e boas notas. “São alunos que muitas vezes nunca nem andaram de avião e vão ter a oportunidade de atravessar o mundo, fazer um intercâmbio e conhecer um país de primeiro mundo”, afirma, citando também o intercâmbio cultural, principalmente pelo contato com estudantes de outras nacionalidades.

Irmãos na Inglaterra

De Cambé para a Inglaterra, os irmãos Silva vão poder compartilhar vivências no país europeu. Isso porque Matheus Henrique Silva, 17, que está no terceiro ano do ensino médio, retornou em janeiro de um intercâmbio de seis meses em Cambridge. Agora, a irmã mais nova, Ana Clara Silva, 16, vai embarcar também para uma imersão de estudos e de muita cultura. Ela garante que ainda não há definição sobre qual país ela vai, mas o desejo também é de ir para a Inglaterra.

Matheus conta que embarcou em agosto do ano passado para uma viagem que considera como transformadora. “Você volta com uma perspectiva de mundo diferente”, afirma. Segundo ele, a principal diferença entre as culturas brasileira e inglesa estava na alimentação, sendo que acredita que voltou muito mais tolerante às diferenças.

Após os seis meses na Inglaterra, o impacto também foi notório no idioma, já que garante que agora está fluente no inglês. “Ter um inglês fluente faz muita diferença no mercado de trabalho”, afirma o estudante. Para ele, o intercâmbio abriu a sua mente para novas possibilidades, inclusive a de morar e estudar fora do Brasil. “Eu tenho uma visão de mundo muito mais voltada para o exterior, em me formar lá e, possivelmente, ter uma vida lá”, adianta, citando que o desejo é de se formar em medicina.

Com a viagem da irmã se aproximando, ele afirma que está animado pela oportunidade que ela também vai viver no exterior. Ana Clara Silva, que está no primeiro ano do ensino médio, não esconde a ansiedade para que o dia de embarcar rumo ao intercâmbio chegue logo.

Ela confirma que a vontade sempre foi a de ir para a Inglaterra por conta do sotaque britânico, que gosta bastante, e de pontos turísticos, como o Big Bang e o castelo do Harry Potter. “É uma ansiedade boa, eu quero que chegue logo. Imagine ir para outro país sozinha e ficar lá por seis meses. Vai ser incrível”, afirma, citando que melhorar o inglês é o principal objetivo, mas o desejo é mergulhar de cabeça na cultura inglesa. “Eu quero conhecer todas as culturas possíveis”, afirma, com convicção.

Para quem fica, o sentimento é agridoce: o de orgulho em ver os filhos ganhando o mundo, assim como o de preocupação e de saudade. Como toda mãe, Sirsa Aparecida Silva, 50, mãe de Matheus e Ana Clara, não consegue segurar a emoção ao ver os filhos realizando os sonhos. “São só sentimentos de gratidão. Dá muita saudade, mas tudo é recompensado no final ao ver a alegria dos filhos”, afirma.

Ela agradece a oportunidade que os filhos estão tendo, já que não teria a possibilidade de custear o intercâmbio fora do Brasil. “É um momento muito importante na vida deles e que marca muito a vida deles”, celebra.

Hospital do Câncer

Ainda na tarde desta quinta-feira, o governador do Paraná, Ratinho Junior, participou do anúncio de investimentos para o Hospital do Câncer de Londrina. De acordo com ele, repasses já vinham sendo feitos para a instituição, mas esse é um “salto” na qualidade e ampliação do atendimento.

O investimento é superior a R$ 100 milhões e envolve recursos vindos do Governo do Paraná, da Assembleia Legislativa e de emendas parlamentares, que somam cerca de R$ 80 milhões. O restante vem da própria instituição como contrapartida. “É fazer de Londrina um grande polo no tratamento oncológico”, afirma. O montante será utilizado na construção do novo prédio, com equipamentos modernos.

mockup