Rapper Sabotage é executado em São Paulo
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de janeiro de 2003
Agência Folha 
São Paulo - O rapper Mauro Mateus dos Santos, 30 anos, conhecido como Sabotage (autor da trilha do filme ''O Invasor''), foi morto por quatro tiros por volta das 5h30 de ontem na zona leste de São Paulo.
As primeiras informações apontam que Santos saía de uma festa próxima à sua casa, quando foi atingido pelos disparos.
Ele foi internado no Hospital São Paulo às 6h08 com parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas não resistiu e morreu às 11h25.
A assessoria de imprensa do hospital informou que dois tiros estavam na região cervical, um na mandíbula e um próximo ao ouvido.
O caso foi registrado no 16º DP (Vila Clementino).
Mauro Mateus dos Santos nasceu na favela do Canão, no Buraco Quente, no Brooklin (zona sul de São Paulo). Pai de três filhos Anderson, Tamires e Larissa , Sabotage teve seu trabalho reconhecido em 2001, quando participou da trilha sonora do filme ''O Invasor'', de Beto Brant.
As músicas do rapper aparecem em cinco faixas da trilha, duas delas do CD ''Rap É Compromisso'' (2001), seu CD de estréia lançado pelo selo Cosa Nostra (dos Racionais MC's), com distribuição da Sony. A trilha sonora do filme ''O Invasor'' ganhou prêmios nos festivais de Sundance, de Brasília e de Recife.
Além da trilha, Sabotage também fez uma ''ponta'' como ator e ensinou ao titã Paulo Miklos as gírias da periferia para que ele interpretasse o malandro Anísio.
O rapper também participou do longa ''Carandiru'', de Hector Babenco, baseado no livro ''Estação Carandiru'', do médico Drauzio Varella. Sabotage, que teve um tio preso por 28 anos no extinto Carandiru, interpreta o personagem Fuinha. Além disso, ajudou a cuidar da trilha sonora do filme, que ainda não foi lançado.
Sabotage ganhou no final de 2002 o Prêmio Hutus, premiação do hap e do hip hop, como revelação do ano e personalidade do Hip Hop. O rapper fez ainda participações em discos de Thaíde & DJ Hum, SP Funk, RZO, Ataque Versos e Nega Gizza, entre outros.


