Três professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) se destacaram na segunda edição da Classificação dos Melhores Cientistas, divulgado pela plataforma acadêmica internacional Research.com. O ranking global abrange 166.880 pesquisadores, com resultados baseados em dados bibliométricos que englobam publicações e métricas de citação nas diferentes áreas do conhecimento. Os dados foram coletados em dezembro de 2022 de várias fontes, incluindo o OpenAlex e a CrossRef.

O primeiro reúne mais de 200 milhões de documentos científicos e cataloga informações de autores e tópicos de pesquisa em um banco de dados abrangente e interligado globalmente. O outro é uma organização americana de infraestrutura digital sem fins lucrativos, que registra metadados abertos para a comunidade mundial de pesquisa acadêmica.

Da área de Ciência Animal e Veterinária destaca o professor Amauri Alfieri, 13° no Brasil e 628º no mundo. Já na área de Química, dois nomes da universidade constam no ranking: César Ricardo Teixeira Tarley (109° no Brasil e 14.502°no mundo) e Fabio Yamashita (113° no Bras il e 4.757 no mundo). Ao todo são 21 professores das universidades paranaenses na lista. Além dos três da UEL, o ranking inclui outros três da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e 15 da UEM (Universidade Estadual de Maringá). (Com informações da Agência Estadual de Notícias)