Rádio paulistana especializada em MPB transmitirá música evangélica
PUBLICAÇÃO
domingo, 23 de maio de 1999
Por Roldão Arruda 
São Paulo, 24 (AE) - A rádio paulistana "Musical FM", que há cinco anos transmite apenas música popular brasileira, vai mudar sua programação. A partir do dia 1º, passará a apresentar músicas evangélicas.
A mudança deve-se a um acordo firmado entre a Rede L&C de Mídia, que controla a "Musical", e um grupo formado por três denominações religiosas evangélicas: Comunidade da Graça, Evangelho Quadrangular e Assembléia de Deus. Por esse acordo, a gravadora controlará a programação por um período de quatro anos.
De acordo com informações do pastor Carlos Alberto de Quadros Bezerra, do ministério da Comunidade da Graça e porta-voz do grupo, o arrendamento custará R$ 3 milhões por ano às igrejas. Ele também disse que essa foi a primeira vez que três denominações diferentes se uniram para um acordo na mídia. "Vamos oferecer uma opção descontraída e moderna de divulgação cristã, com música gospel e entrevistas", anunciou.
A Rede L&C continuará responsável pelo pessoal e pela manutenção da emissora, segundo seu diretor e sócio, Luiz Casali. "Locamos apenas os espaços", disse ele.
Desde 1993, quando passou a executar apenas MPB, a "Musical" tornou-se uma das mais prestigiadas pela crítica. Foi vencedora de 3 prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), nas categorias melhor emissora do ano e melhor programação musical. A rádio também ajudou a lançar novos artistas, como Chico César, Vânia Abreu e Zeca Baleiro.
Com 70 mil watts, potência suficiente para atingir um raio de 100 quilômetros ao redor da capital, a emissora teve em abril uma base de 30 mil ouvintes por minuto, de acordo com números do Ibope. Era uma audiência selecionada: 68% das pessoas pertenciam às classe sociais A e B.
Apesar do prestígio, a emissora enfrentava dificuldades financeiras. "Não vendemos espaço para as gravadoras e dependíamos apenas de publicidade", disse. "Nos últimos anos não era suficiente."


