Curitiba - Cento e cinquenta prefeituras paranaenses assinaram ontem convênios que totalizam R$ 434,65 milhões para reduzir o deficit habitacional do Estado. Esse investimento vai beneficiar 10.989 famílias em projetos urbanos e rurais.
A assinatura dos convênios contou com a presença da secretária Nacional da Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, do governador Beto Richa, e do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche.
O encontro entre as autoridades aconteceu durante seminário que apresentou o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR). A secretária Inês Magalhães e o governador Beto Richa também assinaram a adesão do Estado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que se destina a atender famílias com renda de até 3 salários mínimos e prevê que o comprometimento da renda familiar será de, no máximo, 10%. O prazo de financiamento também deverá ser de 10 anos.
As obras devem começar no mês que vem. O município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é a cidade que mais receberá moradias. Com dinheiro do PAC, serão erguidas 520 unidades. Na região de Londrina, as cidades beneficiadas são Alvorada do Sul, com 92 unidades; Cambé, 123; Centenário do Sul, Assaí e Cafeara receberão 20 unidades cada.

mockup